Cargos Logística | Para onde caminha o mercado

cargos logística

área de logística é responsável por elaborar as melhores soluções de compra, armazenamento e transporte de mercadorias de uma empresa, com o objetivo de atender às exigências do cliente quanto a prazos e segurança dos itens entregues.

Essa área possui caráter tanto operacional, quanto estratégico, portanto, conta com diversos tipos de profissionais em diferentes cargos. Normalmente, esses profissionais são técnicos, tecnólogos ou bacharéis em logística, mas também encontramos administradores, economistas, entre outros.

Visando ganhos em produtividade e economia, as empresas têm investido cada vez mais em logística. Sendo assim, conheceremos agora, os principais cargos desta área.

 

Analista de logística

O analista de logística tem como função estabelecer rotas logísticas dos materiais, buscando eficiência e menor custo, mas sem deixar de lado a segurança do deslocamento.

Promove ainda, a melhoria contínua dos processos de transporte e depósito de insumos da empresa, além de realizar análise dos contratos e negociações com fornecedores.

 

Comprador

Como o nome já adianta, o comprador é o profissional que faz, em nome da empresa, a compra de matéria-prima e produtos no mercado nacional ou internacional.

O ideal é que o comprador possua habilidades estratégicas e técnicas para que seja capaz de calcular custo de produtos, compreender questões burocráticas e negociar com fornecedores e colegas.

O gerente de compras por sua vez, tem o papel de planejar e supervisionar todo o processo de compra, como, controlar o orçamento, aprovar aquisições, gerenciar fornecedores e acompanhar indicadores de desempenho do setor.

 

Diretor de Supply Chain

O diretor de Supply Chain cuida do planejamento de todo o setor logístico da organização desde a chegada da matéria-prima até a entrega do produto ao cliente.

O profissional busca novas fontes de suprimentos, fazendo também a gestão do estoque com o objetivo de diminuir o número de insumos armazenados e assim, reduzir custos nesse sentido.

 

Gerente de planejamento

O gerente de planejamento é o responsável por gerenciar todas as fases de produção da empresa. Determina os recursos e padrões que serão aplicados para a execução dos procedimentos logísticos, visando a adequação do orçamento.

 

Gerente de logística

Ao gerente de logística cabe assegurar a eficiência dos meios de transporte a partir de seu monitoramento e avaliação constante. Esse gerente tem como função também, comandar as etapas de produção, armazenagem e movimentação dos produtos, com o objetivo de atender aos prazos estabelecidos.

 

Coordenador de comércio exterior

O coordenador de comércio exterior desempenha uma série de funções dentro do setor de logística de uma empresa, como conduzir negociações de frete a nível internacional, revisar custos, desenvolver projetos relacionados à área, entretanto sua principal atribuição é gerir a equipe de importação e exportação.

 

Coordenador de PCP

O setor de Planejamento e Controle de Produção (PCP) administra a produção da empresa de acordo com a demanda existente. Dessa forma o Coordenador de PCP comanda, coloca em prática e analisa as atividades do setor.

Esses são apenas alguns cargos presentes na área de logística. Via de regra, é importante que os profissionais conheçam tecnicamente os processos e produtos da empresa em que trabalham, além de estarem atualizados acerca das tendências do mercado interno e externo.

Outra habilidade importante é falar outros idiomas já que o trabalho continuamente envolve negócios com outros países.

A demanda por profissionais da área geralmente é maior em grandes cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo horizonte, devido a forte presença de transportadoras, portos, aeroportos e empresas como um todo.

 

O futuro da logística

A tecnologia irá proporcionar grandes avanços para o futuro da logística. Em breve, rotinas manuais serão inteiramente realizadas por máquinas.

Veículos autônomos, entregas feitas por drone, monitoramento de mercadorias em tempo real são algumas das tendências do ramo de logística para os próximos anos.

Nesse sentido, abre-se espaço para profissionais mais gerenciais e estratégicos, que conheçam tecnologia e desenvolvam ideias inovadoras para aperfeiçoamento dos processos logísticos.

Vale ressaltar também que o profissional do futuro deve investir em constante atualização para se adaptar às novidades da área, que serão frequentes.

Deseja obter as melhores soluções em logística? Para isso, conte sempre com o Reasy, o melhor roteirizador do mercado. Você pode testá-lo por até 14 dias, sem compromisso. Até próxima!

Comentários
  • Ótima iniciativa do Grupo. Além de difundir a importância e a relevância das posições da área de Supply Chain, temos a oportunidade de desenvolver o nosso network e benchmarking.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *