Controle de combustível – O que a sua empresa deve fazer?

controle de combustível

Quando se trabalha com uma frota de veículos, existem muitos pontos que devem ser analisados com o objetivo de melhorar a eficiência nos processos e custos envolvidos. E é importante lembrar que uma das principais despesas nesse setor é o combustível, pois sem ele as atividades não podem ser realizadas. Além disso, é um custo que não tem como ser cortado, apenas otimizado e reduzido.

A realidade é que o preço dos combustíveis tem variado muito nos últimos meses, o que causa grande impacto na gestão financeira. Porém, mesmo com essa constante oscilação, algumas dicas permitem um controle mais eficiente e uma melhor gestão desse recurso dentro da companhia. Melhorar a eficiência do controle de combustível contribui para aumentar a lucratividade do negócio.

Dicas importantes para um controle de combustível eficaz

Realize regularmente auditoria nos recibos – É comum, diante de um grande volume de faturas e dados a conferir, que essa atividade fique em segundo plano. Mas é importante ter em mente que fazer a avaliação regular dos recibos de combustível deve ser algo constante na empresa. Confira o valor que está pagando para fugir de preços errados e prazos incorretos.

Foque na relação com seus fornecedores – Um bom relacionamento com os seus fornecedores pode ser sinônimo de economia na sua companhia. Explique as suas reais necessidades e crie um canal de comunicação direto e aberto. Lembre-se sempre que boas parcerias no meio empresarial representam uma via de mão dupla, com benefícios para todos os envolvidos.

Atenção ao planejamento das rotas – Uma conta é lógica: maior será o consumo de combustível quanto maior for a distância envolvida. Porém, alguns fatores tornam esse cálculo mais complexo, como sinais no caminho, engarrafamento, possibilidade de blitz, etc. Por isso, desenhar com atenção cada percurso que será realizado pela sua frota permite não apenas diminuir a quilometragem, mas também prever dificuldades, atrasos e melhorar o controle de combustível.

Manutenção e Pneus – Manter o veículo em boas condições é muito importante a fim de garantir que ele está consumindo apenas a quantidade necessária de combustível. Uma dica aqui é definir um cronograma para manter a sua frota sempre em dia e com sua mecânica funcionando bem. E um dos detalhes aqui para um controle eficiente de combustível é cuidar com a saúde e o nível de pressão dos seus pneus, uma vez que a falta de pressão amplia a resistência e força o motor do veículo a produzir mais.

Tecnologia: uma grande aliada no controle de combustível

Você sabia que pode contar com softwares que ajudam a gerenciar a sua frota, trazendo informações completas e detalhadas sobre os seus custos e processos? Além de fornecer dados mais precisos e reduzir a incidência de erros, com essas soluções você ganha tempo para focar em outras atividades que contribuem para o sucesso do seu negócio, como negociar com fornecedores, analisar os seus concorrentes, procurar novos clientes, capacitar seu time, entre outras.

Descubra como o Reasy, o melhor sistema de roteirização do mercado, vai ajudar a sua empresa a economizar tempo e dinheiro. Entre em contato com a nossa equipe e tire todas as dúvidas. Para isso, é só CLICAR AQUI. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *