Como funciona a gestão da cadeia de suprimentos?

gestão da cadeia de suprimentos

Um dos pontos essenciais para o funcionamento de uma empresa é a logística. Seja qual for a atividade do negócio, sabendo fazer uma boa logística, é possível ter grandes resultados. E um dos principais fatores de uma logística de sucesso é a gestão da cadeia de suprimentos.

O que é gestão de suprimentos?

Gestão da cadeia de suprimentos trata-se de um processo que envolve a utilização de diferentes setores de maneira estratégica. Esses setores, ou também chamados de fluxos, podem ser serviços, bens, informações e finanças. É possível fazer a integração de todos os elementos que compõem uma cadeia de suprimentos.

Por meio desse processo, também conhecido como Supply Chain Management, ocorre a redução dos custos nas etapas presentes na cadeia. Isso sem falar que essa cadeia consegue cumprir melhor as exigências dos clientes. Afinal de contas, essa deve ser uma das principais preocupações das empresas. Um cliente satisfeito faz mais negócios com a sua empresa.

Como fazer a cadeia de gestão de suprimentos?

Como destacamos anteriormente, a cadeia de suprimentos é capaz de interligar processos em um fluxo produtivo e constante. Isso reflete em mais resultados para a empresa e um melhor desenvolvimento dos colaboradores.

Para colocar a gestão de suprimentos em prática no seu negócio, o primeiro passo é compreender que um produto passa por várias etapas até chegar ao cliente. Você deve, antes de tudo, atrair e conquistar esses consumidores, tornando-os compradores do seu produto. E para que isso aconteça, é necessário buscar dados na cadeia de suprimentos da fábrica.

Primeiro os produtos são idealizados e, em conjunto com os fornecedores, os planos saem do papel e ganham realidade com as matérias-prima. Estamos na fase da produção, que varia o tempo de acordo com o produto. Após isso, o mesmo vai para a distribuição, passando pelo transporte para no final chegar às mãos do cliente.

E para fazer uma boa gestão da cadeia de suprimentos, é essencial investir em algumas melhorias. Isso pode ser feito em qualquer empresa, independente do segmento ou do tempo de mercado. Entre as ações que podem ser praticadas podemos destacar:

*Utilize a tecnologia para otimizar cada processo. Hoje em dia existem diversas opções que contribuem para um melhor desempenho das empresas.

*Invista em uma boa localização dos fornecedores de matéria-prima. Se a distância for grande, vai prejudicar o andamento do seu negócio. Mas isso não deve ser o único fator a ser considerado.

*Saiba todo o processo de fabricação do produto. Isso contribui para saber o tempo de produção assim como tudo o que envolve isso.

*Desenvolva uma comunicação mais rápida e assertiva entre os seus colaboradores. Isso é capaz de otimizar processos assim como melhorar cada etapa na produção do produto.

*Mantenha os níveis de estoque ideais para o seu negócio. Se for um produto perecível, deve ser estocado em menos quantidade. Caso seja uma produção intensa, pode ser armazenado em maior quantidade. Conheça as necessidades do seu cliente e use isso a favor do seu negócio.

Ter uma gestão eficaz da cadeia de suprimentos é fundamental para obter resultados cada vez melhores. Neste processo, conte com o Reasy, para ajudar a otimizar a logística da sua empresa. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *