Logística Eficiente | Onde estão os gargalos da sua empresa?

logística eficiente

A organização logística de uma empresa pode enfrentar alguns obstáculos que são capazes de influenciar negativamente nos resultados operacionais e de produtividade de uma empresa. Esses conflitos e desafios enfrentados nessa área são denominados gargalos logísticos.

Essas influências são negativas por elevarem os preços dos produtos e dos serviços oferecidos por um empreendimento, fazendo com que o processo de competitividade seja reduzido. Assim, o processo de vendas e de contratação de serviços diminui comprometendo a lucratividade da empresa.

Uma logística eficiente consegue definir os principais gargalos logísticos, prevenindo a empresa de prejuízos e oportunizando a geração de resultados satisfatórios em todas as suas operações.

Os principais gargalos a serem observados para um melhor controle preservação dos rendimentos da empresa se encontram nos seguintes setores:

 

Transporte

custo do transporte de cargas é elevado devido à dificuldade de locomoção das frotas por estradas em estado precário e com a manutenção. É um gargalo logístico bem acentuado por apresentar algumas restrições em relação aos veículos de grande porte que não podem cruzar nos centros urbanos, tendo suas distâncias aumentadas para chegar ao destino onde as cargas deverão ser entregues.

Além disso, há a vulnerabilidade das cargas para o furto e roubo em rodovias, podendo gerar prejuízos enormes para o empreendimento.

 

Estoque

A área de logística trabalha com controle de estoque, e é necessária a eficiência nesse setor para que a empresa consiga cumprir com seus prazos e com a demanda de serviços, conforme acordado com seu cliente consumidor.

No entanto, pode apresentar grande gargalo logístico quando não acontecer a gestão adequada desse setor, podendo gerar falta de produtos ou excesso de produtos insistindo em perdas e prejuízos.

 

Mão de obra

Nesse aspecto, os desafios se encontram na precariedade de mão de obra qualificada para o exercício de atividades específicas dos setores empresariais e logísticos. Essa escassez de profissionais sem a qualificação necessária pode gerar prejuízos para os setores de produtividade e distribuição de produtos.

Para que os gargalos logísticos sejam solucionados de forma efetiva, é necessário identificar as causas e definir planos de ações para a solução desses problemas.

Como uma forma de solucionar os gargalos logísticos, alguns investimentos podem ser aplicados para melhorar a qualidade dos seus serviços e se posicionar com comprometimento e responsabilidade no mercado em que atende.

Proporcionar treinamentos aos seus colaboradores é um investimento rentável para o seu negócio, pois capacita os seus funcionários para as suas atividades profissionais, melhorando a sua produtividade, permitindo um maior engajamento entre sua equipe e proporcionando resultados mais satisfatórios.

Muitas empresas investem em tecnologia de ponta que é capaz de manter o empreendimento no mercado competitivo. Os sistemas informatizados auxiliam de forma significativa nos processos de gestão e logística, onde apresentam de forma detalhada os índices de desenvolvimento do negócio com a possibilidade de articular o melhoramento das ações estratégicas da empresa.

Descubra como o Reasy pode ajudar a sua empresa a alcançar resultados ainda melhores. Entre em contato com nossa equipe e teste o melhor sistema de roteirização do mercado. Até a próxima!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *