O que é Roteirização e como a Tecnologia pode Ajudar?

roteirização

A logística é um dos setores mais importantes e estratégicos de uma empresa, já que o serviço eficiente e bem executado garante resultados expressivos e aumenta a credibilidade perante o mercado. Para isso, a roteirização é fundamental para conquistar tais objetivos. Entenda o que é esse conceito e como a tecnologia pode ajudar na execução.

O que é roteirização?

A roteirização é um processo fundamental em qualquer empresa que lida com logística. Ela consiste no planejamento das rotas que serão feitas pelos veículos a fim de garantir a entrega da carga. Mas é necessário que isso seja feito da maneira mais eficiente possível: rápida, segura e com o menor custo para a companhia.

Esse processo de planejamento leva em consideração diversos fatores até que se chegue à melhor rota possível. Entre os principais, podemos citar as condições das estradas, os gastos do trajeto (pedágio, alimentação do motorista), a capacidade do veículo, a distância em relação aos possíveis caminhos, as restrições das vias, o consumo de combustível e a segurança das rodovias.

A roteirização precisa lidar também com outras questões que estão além do que acontece com o veículo, a estrada ou o motorista. Um exemplo disso é a disponibilidade do cliente, ou seja, a entrega deve estar “sincronizada” com as possíveis datas que a empresa pode receber a carga. Além disso, deve entrar nessa conta o tempo de atendimento no momento da entrega, que pode afetar diretamente outros serviços.

Como a tecnologia pode ajudar na roteirização?

Atualmente, existem softwares e aplicativos disponíveis no mercado que fazem a roteirização logística. Eles são utilizados por empresas de diversos segmentos, das pequenas até as multinacionais, e para frotas com os mais variados tipos de tamanho e modelos de veículos.

A tecnologia utilizada nesses programas é capaz de realizar inúmeras funções de maneira automatizada, com mais precisão de dados e em menor tempo. Dessa forma, é possível ter um aproveitamento melhor das rotas, já que o sistema seleciona os veículos mais adequados para cada serviço de acordo com suas características.

O uso de tecnologias também possui grande influência na diminuição das despesas, já que os sistemas estão programados para oferecer sempre soluções econômicas e com alta eficiência. Aliado a isso, existe ainda a questão de melhor distribuição de serviços entre a mão de obra, sem sobrecarregar ou deixar de lado os colaboradores. Isso evita desgaste, tempo ocioso e controle das horas extras.

Como todos os processos buscam a maior eficiência em todo o processo logístico, o resultado são entregas mais rápidas. Isso possui efeitos positivos tanto para a sua empresa (já que possibilita o aumento de serviços) quanto para a frota (trabalhos eficazes geram menor desgaste dos veículos).

Além de tudo isso, o uso de sistemas tecnológicos automatiza serviços importantes para a empresa, como rastreamento de veículos, controle de frete, pedágios e consumo de combustível, comunicação com motoristas e condutores, mudanças de rota e outros ajustes em tempo real, controle maior dos processos, entre tantas possibilidades.

Você já testou o Reasy?

Caso você queira otimizar a logística da sua empresa, cortando custos, conte com o Reasy. Você pode testar o melhor roteirizador do mercado por até 14 dias. Para isso, entre em contato com a nossa equipe. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *