7 perguntas para você entender tudo sobre ROTEIRIZADOR

Roteirizador

1 – O que é um roteirizador?

O roteirizador é um sistema que permite planejar e executar de forma mais inteligente as entregas ou as coletas de uma empresa. Todos os dias, os profissionais que trabalham com logística analisam dezenas de variáveis para organizar as rotas. O resultado é o chamado romaneio. Entre essas variáveis, estão a quantidade de veículos e de motoristas, as distâncias, as cargas, as restrições, os horários de entrega. Um bom roteirizador é uma ferramenta indispensável para ajustar tudo isso.

 

2 – Quais são os benefícios de um roteirizador?

O grande benefício de um roteirizador é a redução de custos e a maior previsibilidade da operação. A redução de custos envolve economia de tempo, de combustível, de pneus, além do aumento do controle e eficiência das entregas ou coletas. O Reasy, a melhor tecnologia disponível no mercado, ainda gera muitas outras vantagens como a possibilidade de utilizar o software de navegação do dispositivo móvel para um rota otimizada baseada nas condições atuais do tráfego, inclusive dentro das cidades.

 

3 – Como funciona?

O combustível para o roteirizador é a informação. E são dados simples, que já estão disponíveis em todo processo de entrega/coleta. Essas informações já costumam ser organizadas em planilhas, como o número de veículos, o ponto de partida, a lista e o local de entregas/coletas. Eles são colocados na plataforma, por meio de um processo de importação bastante simples. Isso pode ser feito todo dia, toda semana ou todo mês, conforme a operação. No caso do Reasy, segundos depois da importação dessas informações, já é gerado o melhor romaneio.

 

4 – Qual é o critério de distribuição das entregas/coletas?

Em um bom sistema de roteirização, a escolha é feita pela própria plataforma, com base no caminho a ser percorrido, nos prazos, no capacidade e tamanho de veículos, no peso e volume de carga. Hoje em dia, essa escolha é feita por profissionais experientes, geralmente bastante atarefados. Um roteirizador eficiente não exclui a participação desses profissionais.  Ele contribui para que a decisão seja tomada da forma mais lógica possível, gerenciando melhor todo o processo e evitando erros.

 

5 – Existe vantagem para o cliente?

Com um bom sistema de roteirização, é possível trazer maior previsibilidade para o cliente. Além disso, com integrações simples, o destinatário pode receber informações relevantes para dar como estágio da entrega, placa do veículo, foto do motorista, entre outras. Tudo isso garante maior segurança e comodidade, para fidelizar o cliente.

 

6 – O roteirizador aprende sozinho?

Uma das tecnologias que mais vão impactar o mercado nos próximos anos é a chamada Machine Learning, ou seja, a capacidade da máquina em identificar padrões e tomar decisões, com foco, por exemplo, na melhoria de processos. O Reasy, tecnologia desenvolvida por engenheiros de São Carlos (SP), conhecida como a capital da tecnologia, já nasceu com esse propósito. Quanto maior a utilização, maiores as vantagens. Ele é aperfeiçoado a partir dos próprios romaneios gerados, o que, além de otimizar as capacidades ocupadas e o número de veículos utilizados, minimiza a quilometragem total a ser percorrida.

 

7 – Como eu faço para testar um roteirizador?

É possível testar o Reasy, por até 14 dias, sem compromisso. Você também pode ver uma demonstração bem objetiva. Para assistir ao vídeo, CLIQUE AQUI. Caso você prefira, nossa equipe entrará em contato com você. Para isso, Acesse o site do Reasy e clique em Experimente Grátis. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *