As principais tendências de logística para 2020

tendências logística para 2020

A cada ano diversas mudanças impactam os diversos setores da economia de um país e a logística é um deles. Por conta disso, as empresas precisam acompanhar as novidades que surgem no mercado internacional para que possam se manter competitivas.

Países como Holanda, Alemanha e Suécia lideram o ranking de logística por investir em inovações tecnológicas, incluindo o uso de inteligência artificial, o que é uma tendência que deveria ser seguida pelo Brasil nesse setor.

Entretanto, o Brasil ainda está muito distante no que diz respeito à infraestrutura. Prova disso são os dados do Índice de Desempenho Logístico de 2018 no qual o país ocupava a 56ª posição.

Isso é resultado, principalmente, da falta de segurança nas estradas quando cargas são roubadas, além dos altos custos logísticos, que pesam no orçamento das empresas. Por outro lado, os clientes têm se tornado cada vez mais exigentes e buscam satisfação e qualidade nos serviços.

Nesse sentido, as empresas precisam buscar soluções e acompanhar as novidades previstas para o ano de 2020, melhorando os processos internos e automatizando tarefas, o que vai auxiliar o aumento da performance e a execução dos serviços.

 

O que esperar do setor em 2020?

Para o próximo ano, a criação de empregos na área de Inteligência Artificial é uma tendência por oferecer diversas oportunidades de aperfeiçoamento que potencializam a execução de tarefas de maneira segura, principalmente se aliada a sistemas e conceitos como Machine Learning, Cloud e Big Data.

É importante reforçar que as novas tecnologias não resultarão em perdas de empregos e sim na necessidade de profissionais capacitados para atuar com essas novidades, permitindo uma agilidade nos processos.

O uso de drones também é algo já previsto para 2020 para realizar entregas de mais produtos e em maior extensão. Testes são têm sido realizados pela multinacional Amazon.

Vale destacar também o rastreamento por radiofrequência, que apesar de já realizado por algumas empresas, é uma tendência para a logística no Brasil no próximo ano. Seu sistema atua por meio do envio de sinais de rádio possibilitando o monitoramento do movimento de uma frota em locais fechados, como subsolos e túneis, sem sofrer interferência dos inibidores de sinal.

Outra tendência são os portos inteligentes que, além de descongestionar pátios e pontos de conexão modais, permitirão uma maior automatização dos processos, que serão mais ágeis, algo que já existe em Roterdã, na Holanda, com o primeiro terminal automatizado.

E a logística compartilhada? Apesar de pouco comum, está na lista de possíveis novidades que se fortalecerão no próximo ano e consiste na reunião de empresas com interesses comuns que viabilizam compartilhamento de serviços, reduzindo custos e aumentando a eficiência.

 

Conclusão

Diante de todas essas novidades previstas para o próximo ano no setor de logística e que impactarão de maneira significativa o mercado, as empresas precisam investir em novas tecnologias para que possam acompanhar essas mudanças.

É fundamental analisar as possibilidades e utilizar as soluções mais adequadas para cada negócio, com ideias inovadoras, para que possam otimizar os resultados e consequentemente aumentar os lucros.

Descubra como o Reasy irá contribuir neste processo. Entre em contato com nossa equipe e teste o melhor sistema de roteirização do mercado. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *