As principais tendências para facilitar o trabalho dos profissionais de logística

profissionais de logística

O setor de logística no Brasil enfrenta muitos desafios, especialmente no tocante à infraestrutura. Apesar disto, os empresários do setor estão otimistas com o futuro. Uma pesquisa recente da Confederação Nacional do Transporte (CNT) aponta que 81% acreditam em melhorias para o setor em breve. Por isso, para aproveitar esse clima de otimismo, é importante ficar atento às principais tendências que podem facilitar o trabalho dos profissionais de logística neste ano.

Como ocorre em muitas outras áreas, as novidades aqui serão encabeçadas pela tecnologia. Ainda assim, existem outros detalhes que merecem a nossa atenção. A logística reversa, por exemplo, é uma das práticas que estará em foco no setor. O objetivo da atividade é assegurar o descarte adequado às embalagens plásticas e outros itens que podem causar danos ao meio-ambiente.

Esta é também uma forma de se adaptar à Lei 12.305/10 que trata do manejo correto de resíduos sólidos. Na prática, as empresas usam os seus veículos para entregar e recolher produtos. Isto permite reciclar e também reutilizar boa parte dos materiais. Lembrando que também o público consumidor vem exigindo cada vez mais posturas ambientalmente responsáveis das empresas com que faz negócios.

Quais são as principais tendências para os profissionais de logística: abraçando a tecnologia

É claro que não podemos deixar de citar a tecnologia ao falar de tendências de mercado. Pois muito da prática atual e futura da logística dependerá dos implementos que surgem neste campo. Talvez você já tenha ouvido algo a respeito da IOT, ou Internet das Coisas. Este conceito descreve aparelhos cotidianos que podem se conectar à internet e processar informações complexas.

E não apenas isso, os objetos podem trocar informações entre si. Este fator será aliado à inteligência artificial para gerar dispositivos cada vez mais autônomos. Hoje já existem robôs que fazem separação de mercadorias, drones para entregas e veículos que não precisam de condutores. A tendência é que estes recursos se multipliquem. E sempre tendo como amparo o monitoramento em tempo real.

GPS e aplicativos de celular que ajudam e determinar a posição de veículos já são indispensáveis para o setor. O que ocorrerá no futuro próximo é que o gerenciamento se tornará cada vez mais específico. Um reflexo do desenvolvimento de softwares voltados especialmente para esta atividade. Por isso, ao falar sobre as principais tendências para os profissionais de logística em termos tecnológicos não podemos esquecer os roteirizadores.

O maior uso do roteirizador

O roteirizador de entregas é um recurso que permite criar rotas inteligentes. Diferentes variáveis são levadas em consideração para definir o melhor trajeto para entregas e coletas. No romaneio, por exemplo, são determinados fatores como quantidade de veículos, distância, carga, horários de entrega e eventuais restrições de trânsito.

Este recurso é determinante para que as empresas possam reduzir os seus custos e tornar as suas atividades mais eficientes. Muitos profissionais responsáveis pelo gerenciamento logístico já têm essas ferramentas como parte do seu cotidiano.

Agora que você conhece quais são as principais tendências para os profissionais de logística, experimente a solução que vai otimizar os processos da sua empresa. Descubra como o Reasy, o melhor roteirizador do mercado, vai fazer diferença para gerar rotas mais inteligentes, diminuindo custos e melhorando a logística. Entre em contato com a nossa equipe e solicite uma demonstração. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *