Termos Logística – Você sabe quais são os mais utilizados?

termos logística

Não importa qual a área: todas elas possuem seus próprios jargões, termos técnicos amplamente utilizados e que resumem funções técnicas e ações daquele determinado tema. Do mesmo, a logística conta com diversos vocábulos essenciais para o funcionamento das empresas que prestam esse tipo de serviço ou dela se utilizam. Neste artigo selecionamos cinco deles. Confira!

 

1 – Ad valorem ou frete valor

Taxa cobrada dentro da tabela de fretes que representa o custo do seguro da carga. Seu cálculo é feito por meio da porcentagem da mercadoria sobre o valor da Nota Fiscal da carga transportada agregada ao custo de frete. Daí a expressão latina, que representa “segundo o valor” (nota fiscal da carga).

 

2 – Benchmark

Padrão de avaliação que mede a melhor performance alcançada entre os concorrentes de um setor. Esse tipo de métrica é utilizado para estabelecer um padrão de medida a ser alcançada, seja em satisfação dos funcionários, de vendas, de número de clientes, etc. O objetivo é obter uma referência detalhada que permite melhorar processos e empresas.

 

3 – Cross docking

Modalidade cujo objetivo é reduzir estoques a zero e, consequentemente, diminuir os valores perdidos em mercadorias e o tempo de execução no despacho de produtos perecíveis ou de alto giro.

 

4 – Gargalo Logístico

Definido como qualquer obstáculo que possa influenciar o andamento e o resultado dos processos em uma empresa, o gargalo pode gerar diversas consequências. Custos elevados, equipes menos produtivas, redução da lucratividade e da competitividade, queda na qualidade e insatisfação dos clientes são exemplos.

 

– Just-in-Time (JIT)

Termo inglês que significa, literalmente, “na hora certa” ou “momento certo”, o sistema JIT visa atender ao cliente interno ou externo no momento exato de sua necessidade, com as quantidades necessárias para a operação/produção, evitando-se assim a manutenção de maiores estoques. Pode ser aplicado em qualquer organização e é muito importante para auxiliar a reduzir estoques e os custos decorrentes do processo.

 

E você ainda tem dúvidas sobre outros termos? Se sim, responda nos comentários, por favor. E conte sempre com o Reasy para melhorar o processo de logística da sua empresa. Descubra como o melhor roteirizador do mercado vai fazer diferença para otimizar as suas rotas. Até a próxima!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *